Documento sem título

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Menu
Documento sem título
Estamos gravando a 4ª Temporada do Programa Chefs do Apetite. Empresas interessadas em apoiar culturalmente, ou em fazer parcerias, por favor, entrem em contato pelo Cel/Whatsapp (11) 9 9986-2438.
A lucratividade de um negócio de alimentação está no não desperdício, sobretudo, na compra bem feita, no comprometimento dos colaboradores, na produtividade alcançada em escalas de trabalho planejadas etc.
Evite tropeços na hora de buscar um serviço adequado de comunicação para o seu empreendimento

 

 
 Artigo Chefs do Apetite

Quando contratar uma assessoria de imprensa?

 

Evite tropeços na hora de buscar um serviço adequado de comunicação para o seu empreendimento

19/12/2013
por Wagner Sturion
Crédito foto: sxc.hu

 
É preciso muito cuidado ao escolher quem vai assessorá-lo. Busque informações sobre a empresa ou a respeito de quem a dirige. É imprescindível que os jornalistas tenham familiaridade com a área, sejam dinâmicos, comprometidos e, sobretudo, escrevam bem. Sim, há muito texto ruim de assessorias de imprensa entupindo os e-mails das redações. E, frequentemente, quando a matéria está confusa, o editor a engaveta ou exclui. 

Procure assessores criativos, que não foquem seus trabalhos apenas em lançamentos, inaugurações e estreias. Seu empreendimento tem muita história para contar e os colaboradores que nele trabalham também podem ser fontes inesgotáveis para a produção de releases. É necessário que a assessoria não fique apenas no território da diretoria ou da gerência e ouça também as pessoas que fazem a operação e o atendimento.  A novidade, muitas vezes, está há tempos guardada para ser contada e um bom jornalista saberá transformar a história em uma pauta bastante disputada.

A quantidade de releases disparados por mês não é o que fará seu estabelecimento conhecido, mas a qualidade dos assuntos. Há assessorias que cansam os editores com o disparo dos mesmos e-mails ou de mensagens repetidas com títulos diferentes... Por isso, não compre um serviço apenas pelo número de textos mensais! A assessoria adequada vai orientá-lo sobre as melhores estratégias e ações. É muito comum o empreendedor solicitar (ou exigir) a inclusão de sua empresa em colunas e guias de prestígio, mas isso pode ser uma bala disparada contra o próprio pé. Imprescindível que tudo esteja esquematizado em um Plano de Mídia, para que um  jornalista e/ou crítico visite o local no momento certo e para que um acontecimento seja divulgado de forma correta. 

O assessor deve estar atento à comunicação interna para depois trabalhar a externa. E o proprietário, no caso, sempre pronto para quebrar paradigmas. Ele precisa ter uma visão macro do negócio e avaliar as ideias lançadas pelos assessores com profissionalismo e não emocionalmente. Isso porque a assessoria também cuida das relações sociais e públicas de um empreendimento e, inúmeras vezes, levará informações da clientela a cerca de algo que há muito deveria ter sido mudado. A assessoria é praticamente o seu braço direito, a sua visão de futuro e quem lhe trará notícias de sua concorrência. Portanto, é seu canal de informação com o mercado. Envia notícias de sua empresa e capta informações do que está acontecendo no setor. Cria planos, estratégias e ações de comunicação, a fim de que o seu empreendimento esteja sempre em evidência.

A assessoria de imprensa comunica não só os clientes como também os colaboradores da empresa a respeito das divulgações. Todos precisam saber o que está acontecendo ou o que irá acontecer. Há uns dois meses, recebi o convite de uma assessora que confirmou três vezes minha ida a um determinado restaurante, sendo que a última ligação ocorreu 20 minutos antes de adentrar o recinto. Esperei juntamente com outro convidado por uma hora e quinze minutos. Ela não foi ao nosso encontro. Nada foi servido. Nenhum pedido de desculpas. O maître, o chef de cozinha e os garçons não sabiam porque estávamos ali. Não entramos no lugar errado. A resposta ao meu e-mail de indignação me deixou ainda mais indignado: “Infelizmente, a fulana (a que confirmou três vezes a minha ida) não poderia estar presente no jantar de ontem e não me informou. Mas, claro, podemos marcar outro dia a sua visita!” É obvio que não podemos...  

Para finalizar, a assessoria estará sempre em sua vida e no dia a dia de sua empresa:  na alegria e na tristeza, no sucesso e nos percalços etc.  Se o objetivo é trabalhar sua imagem institucional e também divulgar a sua marca não fique pulando de galho em galho. Dê tempo ao tempo e deixe os assessores trabalharem. Em dois ou três meses você não verá o número de mudanças que imagina a sua expectativa... Um sistema integrado de mídia, feito por uma assessoria idônea, certamente, mostrará resultados positivos a partir de seis meses bem trabalhados. A consolidação da imagem no mercado requer tempo e paciência.

Esqueça essa história de que uma contratação após o Carnaval seria melhor, com a velha desculpa de que “antes disso, nada acontece”.  Essa é uma visão pequena e distorcida sobre a área de comunicação.   O momento para contratar é agora. Os bons empreendimentos têm contratos anuais com suas assessorias e, enquanto os concorrentes esperam o carnaval passar, com certeza, empreendedores inteligentes lucram com o cair dos confetes e das serpentinas. Sábios, em meio à festa do resultado, planejam suas ações para o ano todo.  

Wagner Sturion é editor de conteúdo e apresentador do Programa Chefs do Apetite. Cel.: (11) 9 9611-6097 – wagnersturion@chefsdoapetite.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Documento sem título

 

 
Documento sem título

EM BREVE!

Livro Amor Compartilhado, Sabor Redobrado - Receitas para o bem comer, elaboradas pelo chef Daniel Sene

 

 

Receba nossa News com as últimas novidades do mercado, coloque seu e-mail abaixo:

 

 

Apoio Cultural

Caodaglio - Chefs do Apetite

Chefs do Apetire - Assessoria de Comunicação

Chefs do Apetite - Consultoria

Dídio Art & Design