Documento sem título

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Menu
Documento sem título
Estamos gravando a 4ª Temporada do Programa Chefs do Apetite. Empresas interessadas em apoiar culturalmente, ou em fazer parcerias, por favor, entrem em contato pelo Cel/Whatsapp (11) 9 9986-2438.
A lucratividade de um negócio de alimentação está no não desperdício, sobretudo, na compra bem feita, no comprometimento dos colaboradores, na produtividade alcançada em escalas de trabalho planejadas etc.
Evite tropeços na hora de buscar um serviço adequado de comunicação para o seu empreendimento

 

 
 Artigo Chefs do Apetite

Passo a passo para uma carreira no exterior

 

O chef Paulo Rodrigues dá dicas para os profissionais que querem investir em um curso fora do País ou que desejam fixar residência em terras distantes

18/07/2014
por Chef Paulo Rodrigues. Foto: freeimages.com
  • Evite aventurar-se. Programe a ida e a volta. Trace planos do que quer realmente fazer e conquistar fora do Brasil.
  • Na sua mala não deve faltar um dicionário da língua do país escolhido e um guia de viagem. Escolha também um bom manual de cozinha para consultar quando necessário. Não deixe de levar algo que o inspire, como um livro que o mantenha firme em seus objetivos e alimente a sua fé. 
  • Deixe o medo para trás. Ele inibe o seu pouso e sua aterrissagem em um país que será totalmente diferente de seus hábitos e costumes. Prepare-se para degustar, experimentar e viver uma nova cultura. Encoraje-se sempre! 
  • Busque uma experiência realmente nova. Normalmente, os profissionais optam sempre pelos mesmos países, como a França, por exemplo. É claro que isso faz parte de um gosto pessoal, ou de um sonho, mas a gastronomia mundial é rica demais para que os destinos sejam sempre os mesmos. É preciso também procurar lugares distintos, cursos interessantes e fora da rota comum. 
  • Dedique-se ao estudo da língua, não se esquecendo das gírias e dos dialetos. Cuidado com gestos e expressões corporais pois nem sempre têm o mesmo significado que em seu país.
  • Prepare-se para a recepção que irá ter inicialmente: nem sempre ela será hospitaleira. É preciso ganhar confiança e credibilidade dos profissionais locais.  Humildade é tudo. Inteligência emocional é primordial. A alegria não deve ser contida.
  • Deixe o preconceito de lado. Estude os hábitos e costumes do país que você escolheu. Entretanto, não abandone a sua tradição. Analise, compare e procure semelhanças e diferenças. Abra-se às novas descobertas, mas preserve e revitalize o que aprendeu em seu país.
  • Não chegue subestimando a educação, a cultura e a tradição locais. Coloque-se à disposição para lavar louças, inicialmente, se preciso for, pois esse é o caminho para o aprendizado e o crescimento profissional.
  • Pesquise a gastronomia e a cultura do país. Entregue-se aos cursos, seminários, feiras e eventos ligados ao setor de food service. Conheça as matérias-primas locais, as bebidas e os equipamentos. Não despreze nenhuma oportunidade de conhecimento por mais insignificante que lhe possa parecer. 
  • Procure conhecer a rotina de trabalho e adaptar-se a ela. No México, por exemplo, a jornada diária de um cozinheiro é de 12 horas. Um estrangeiro, então, precisa se dedicar ainda mais para demonstrar disposição e interesse, a fim de conquistar boas oportunidades e ser reconhecido.  Não é fácil, mas perfeitamente possível.
 
Brasileiro, de Cachoeira Paulista, vale do Paraíba, o chef Paulo Rodrigues faz carreira na Cidade do México. Ele iniciou sua trajetória no segmento de padaria, aprendendo o ofício de padeiro e a arte de fazer pães e bolos com outros profissionais da área. Em 2009, resolveu estudar gastronomia no Senac, de onde vem sua formação principal. Diplomou-se também pela Le Cordon Bleu Instituto de Artes Culinárias da França, no México, D.F., em 2011. paulo.wrodrigues@gmail.com
 
Assista a entrevista exclusiva do chef Paulo Rodrigues  para o

Documento sem título

 

 
Documento sem título

EM BREVE!

Livro Amor Compartilhado, Sabor Redobrado - Receitas para o bem comer, elaboradas pelo chef Daniel Sene

 

 

Receba nossa News com as últimas novidades do mercado, coloque seu e-mail abaixo:

 

 

Apoio Cultural

Caodaglio - Chefs do Apetite

Chefs do Apetire - Assessoria de Comunicação

Chefs do Apetite - Consultoria

Dídio Art & Design